Camarada Frank Svensson, presente!

História do PCB

imagemPor Antônio Carlos Mazzeo

O PCB e o Movimento Internacional dos Operários e Trabalhadores perdem uma grande expressão e um intelectual que dedicou sua vida à luta pela emancipação humana. Frank Algot Eugen Svensson, o camarada Frank, Ingressou no PCB em 1963.

Atualizado em 23.02.18

Leia mais...

 

A democracia realmente existente: o espaço onde o inimigo de classe não está retrocedendo

Temas em Debate

Jones Manoelimagem

Resumo: O objetivo desse artigo é realizar uma crítica à concepção hegemônica de democracia consolidada na esquerda brasileira e mundial nas últimas décadas: uma perspectiva fundamentada no “consenso conservador” do modelo liberal-parlamentar. Procuraremos mostrar os fundamentos teóricos desse consenso, seus limites e defender como alternativa crítica o resgate da distinção entre democracia burguesa e direitos democráticos; essa distinção é imprescindível nessa conjuntura histórica de regressão democrática.

Palavras-chave: democracia burguesa, luta de classe, direitos democráticos, neoliberalismo.

Atualizado em 23.02.18

Leia mais...

 

Marxismo, uma filosofia da práxis para a Revolução

Artigos

imagemJEAN SALEM SEMPRE CONOSCO!

Venho de saber do falecimento do filósofo marxista francês Jean Salem.

Especialista no materialismo grego e latino, era professor de Filosofia na Universidade de Paris I, Sorbonne.

Entre a sua vasta obra recomendamos "Lenine e a Revolução" [publicada no nosso idioma polas Edições Avante em 2006], um magnífico ensaio sobre a atualidade e necessidade do leninismo.

Atualizado em 23.02.18

Leia mais...

 

François Chesnais e os impasses do capitalismo

Artigos

imagemPor Eleutério F. S. Prado

Resenha de três textos em sequência, de François Chesnais.

Traduzidos para o português por Eleutério Prado, estão disponíveis em Economia e Complexidade


É preciso começar pelo fim. François Chesnais escreveu em novembro de 2017 uma série de três pequenos artigos para o portal A l’encontreem que atualiza a sua compressão dos impasses atuais do capitalismo globalizado. Na última sentença do terceiro artigo, cita com aprovação uma frase de um filósofo francês muito conhecido por seus trabalhos seminais em sociologia da ciência: “numa perspectiva diferente, compartilho o julgamento de Bruno Latour segundo o qual as classes dominantes já não pretendem governar, mas apenas se protegerem do mundo”. Pois, diante das perspectivas para manter o modo de vida dominante, chegaram à conclusão paradoxal – e que permanece amplamente tácita – de que “não há mais lugar na terra para eles e para o resto dos habitantes do mundo”.

Atualizado em 23.02.18

Leia mais...

 

Fantasma Georgiano

Artigos

https://images-cdn.9gag.com/photo/a8bq80Y_700b.jpgDo políptico de entrevistas que Oliver Stone fez a Vladimir Putin interessou-me sobremaneira o exercício de história comparada do presidente russo sobre José Estaline. [1] É que o bendito José e o maldito Estaline continuam a cativar e a assombrar audiências desde 1922. Para Putin, Estaline teve o seu lado luminoso e o seu lado escuro à maneira de Cromwell ou Napoleão. Parece calibrado o ponto de vista. Pergunte-se (ainda hoje) o que pensam a Irlanda e a Escócia do Grande Matador & Confiscador Cromwell. Sepultado na Abadia de Westminster, foi acordado (em tempos que já lá vão) do augusto repouso. Pena sumária: cadáver suspenso em correntes e decapitado. Mas o mau nome desvaneceu-se. Pergunte-se (ainda hoje) ao Haiti e a Portugal o que pensam do Grande Fuzilador & Pilhador Napoleão.

Atualizado em 23.02.18

Leia mais...