-> Como se organizar no PCB? -> Contato: pcb@pcb.org.br

Acesse a nova página, clique em: pcb.org.br

Contagem Regressiva

Imprimir PDF

Enquanto no Brasil, e no Mundo, começa a contagem regressiva para a Copa do Mundo; aqui, em Cuba também começa uma contagem regressiva, também para o mesmo período: CONTAGEM REGRESSIVA PARA A GRADUAÇÃO DE NOVOS MÉDICOS PARA A AMÉRICA LATINA.

Sim, também é uma contagem regressiva para o retorno aos nossos países depois de tanto tempo, para o reencontro com a família, rever amigos e mais uma vez auxiliar na luta que companheiros e camaradas desatam em nossas terras. Com a consciência do nosso importante papel, agora como médicos, dentro de nossas comunidades, na comunicação com o povo, no fortalecimento da luta, na construção da Revolução.

Claro que não me iludo, e sei que aquela contagem regressiva é feita por mais dedos que a nossa; com telões, imagino, em cada capital de cada país lembrando os dias, propagandas, marketing exacerbado, camisas, modelos em roupas curtas, para deixar claro o sentimento pela pátria.

Claro que não me engano, e não minto: não digo que não faço parte da torcida. Mais além do marketing exacerbado, cresci nos campinhos de terra, no futebol de rua, no sonho de todo moleque brasileiro – um dia ser jogador de futebol. E sei que o futebol faz parte da formação cultural do meu povo – como também do processo de dominação capitalista.

E não nego a importância de tal evento, mas não com as características propostas – não com o capitalismo imposto. Meu conceito e minha proposta ao futebol são outros. E se é grande meu amor por tal esporte, maior é meu amor pelo povo.

Então, pergunto, se todos soubessem, se o nosso povo realmente conhecesse a verdade sobre os objetivos e interesses dos médicos formados em Cuba; sobre o nosso sonho Coletivo, que em nada se parece à mesquinhez em ser campeão do mundo: Qual torcida seria maior?

Preocupados estão os campeões do mundo, donos dos campos da arrogância e da prepotência; porque em todo o mundo uma outra Contagem Regressiva começou.

Walter Titzz Leite Neto é estudante do último ano do curso de medicina da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM) em Cuba; militante do PCB e do núcleo Paulo Petry da UJC em Camaguey-Cuba.

Sede Nacional: PCB Creative Commons
RUA DA LAPA, 180, conjunto 801. Lapa/RJ. CEP: 20021-180 Partido Comunista Brasileiro
Permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Contato: pcb@pcb.org.br